ECAI 2012 em Montpellier

Decorreu em Montpelier a 20ª Conferência Europeia de Inteligência Artificial, com a participação de 17 portugueses (em 750 participantes). Os proceedings estarão brevemente disponíveis em http://www.eccai.org/ecai-proceedings.shtml.  A próxima ECAI decorrerá em Praga em 2014, e a seguinte (2016) em Haia.

Nota de reportagem (assumidamente enviezada): para além de um sentimento global de “mais uma micro-afinação do aspecto X da teoria ou tecnologia IA”, que os mais sensatos atribuem a um saudável amadurecimento da área, aqui ficam algumas notas mais intemporais:

– O keynote speech de Aaron Sloman (não está online, mas foi essencialmente um rehash de http://www.cs.bham.ac.uk/~axs/ ). Para além de uma chamada de atenção para o mundo animal (cujos comportamentos mais “triviais” constituem desafios em aberto para a IA), sintetizou o status da área até ao momento: “muita engenharia, pouca ciência”; ou como escreveu http://www.cs.unc.edu/~brooks/ há já 37 anos atrás, no âmbito da “engenharia de software”: pouca atenção ao essencial, muita ao acidental… percebe-se que o dinheiro e/ou a natureza humana (?) nos arrastam a tecnicalidades mais do que ao profundo… Os jovens doutorandos que meditem neste parágrafo sff!

– ibidem de Wolfram Burgard (http://www.informatik.uni-freiburg.de/~burgard/): está por efectuar a ponte entre o numérico (nomeadamente o probabilístico) e o simbólico/cognitivo, e a robótica mostra-o, pela necessidade demonstrada de integrar ambos

Por último mas não em último…destaque-se a entrega do merecido certificado de “ECCAI Fellow” a José Júlio Alferes (via um proxy de circunstância – o yours truly); JJA é o 4º português com essa distinção (cf. http://www.eccai.org/fellow.php).
MC
Direcção da APPIA